top of page

Herpes-zóster: Você sabia que pode atingir quem já teve catapora?




Talvez você não tenha ouvido falar tanto sobre o herpes-zóster, mas é provável que já conheça a catapora, uma doença bastante comum na infância. O que muita gente não sabe é que ambas são causadas pelo mesmo vírus: o varicela-zóster (VZV). Enquanto a catapora é a manifestação inicial da infecção, o herpes-zóster, também conhecido como cobreiro, pode surgir anos depois, quando o vírus é reativado no organismo.

 

Quer entender como isso acontece e quais são os sintomas? Vamos explicar!

 

O que é herpes-zóster?

 

O herpes-zóster ocorre quando o vírus da catapora, que permanece adormecido no organismo após a recuperação da doença, é reativado. Isso pode acontecer em qualquer idade, mas é mais comum em pessoas com imunidade comprometida ou acima dos 50 anos.

 

Principais sintomas

 

A manifestação mais conhecida do herpes-zóster são as erupções cutâneas dolorosas que surgem em uma área específica do corpo, geralmente nas regiões torácica ou cervical. Essas lesões começam como manchas avermelhadas (pápulas), evoluem para pequenas bolhas (vesículas) e podem formar crostas com o tempo.

 

Outro sintoma característico é a dor localizada, que muitas vezes aparece 48 a 72 horas antes das lesões na pele. Outros sinais incluem:

 

            •Coceira;

            •Dores musculares (mialgia);

            •Febre.

 

 

E a catapora, como se apresenta?

 

A catapora, ou varicela, é a forma inicial de contato com o vírus varicela-zóster. É uma doença típica da infância, mas também pode atingir adultos, sendo mais grave nesses casos.

 

Principais sintomas

 

            •Erupções cutâneas avermelhadas que evoluem para bolhas e depois crostas;

            •Coceira intensa (prurido);

            •Febre baixa (na infância) ou alta (em adultos);

            •Mal-estar geral.

 

Em adultos, a catapora pode levar a complicações, como pneumonia, e apresentar sintomas mais severos do que em crianças.

 

Como ocorre a transmissão?

 

O vírus é altamente contagioso e pode ser transmitido de pessoa para pessoa por:

 

            •Contato direto com as lesões de pele;

            •Secreções respiratórias do infectado.

 

Vale lembrar que a catapora representa o primeiro contato do organismo com o vírus, enquanto o herpes-zóster é uma reativação do vírus já presente no corpo. Ou seja, quem nunca teve catapora (ou não foi vacinado) pode pegá-la ao entrar em contato com alguém infectado. Já o herpes-zóster só ocorre em pessoas que já tiveram catapora anteriormente.

 

Diagnóstico e prevenção

 

O diagnóstico das duas doenças é geralmente baseado nos sintomas e no histórico do paciente. No entanto, em casos mais graves ou de apresentação incomum, exames complementares, como PCR, testes de anticorpos fluorescentes ou cultura viral podem ser necessários.

 

O Laboratório BioCenter oferece testes especializados para auxiliar no diagnóstico da varicela e do herpes-zóster, garantindo precisão e confiabilidade. Ao perceber qualquer sinal ou sintoma, é fundamental buscar orientação médica para o tratamento adequado.

 

Fique atento e cuide da sua saúde!

 

Agora que você sabe como o herpes-zóster e a catapora estão conectados, fique atento aos sinais e priorize a prevenção. Lembre-se: o acompanhamento médico e exames diagnósticos de qualidade, como os do Laboratório Biocenter, são essenciais para o bem-estar. Não ignore os sintomas, cuide de você e de quem você ama!

 

Referências científicas:

 

Ku, Chia-Chi et al. “Varicella-Zoster virus pathogenesis and immunobiology: new concepts emerging from investigations with the SCIDhu mouse model.” Journal of virology vol. 79,5 (2005): 2651-8. doi:10.1128/JVI.79.5.2651-2658.2005

 

Josephson, A, and M E Gombert. “Airborne transmission of nosocomial varicella from localized zoster.” The Journal of infectious diseases vol. 158,1 (1988): 238-41. doi:10.1093/infdis/158.1.238

 

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Catapora (Varicela). Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/c/catapora-varicela. Acesso em: 14 jan. 2025.

 

 


65 visualizações0 comentário

Comments


BIOCENTER LABORATÓRIO (2)0.png

©2022 - Biocenter - Todos os direitos reservados

Desenvolvido pela Range Comunicação 

marca_colorida.png
dnv-gl-logo-1282EF43F2-seeklogo.com.png
1627498309logo_controllab_primario_COR-lab.png
bottom of page